Sons da alma

Com repertório que passeia por standards de jazz, bossa nova e clássicos da canção popular brasileira, além de composições originais, o Sexteto Cantareira abre este mês o projeto Jazz na Vila

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 162 (outubro/2017).

Com apresentação marcada para o dia 28 de outubro a partir das 18h na loja da Fradique, o Sexteto Cantareira estreia o projeto Jazz na Vila, que prevê participações mensais de outros grupos dedicados especialmente ao vasto vocabulário musical e ao repertório jazzístico. Dirigido pelo compositor, baterista, e arranjador Bob Wyatt, o sexteto é formado por Thais Ashley Polizel (voz), Ewerton da Silva Cunha (saxofone), Júlio Cezar Machado de Araújo (piano), Lucas Buscarioli (guitarra), Rafael Pontes do Nascimento (baixo) e Jonathan Lucas Carvalho Goes Amorim (bateria).

Montado na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, o grupo conta com a presença de alguns dos melhores músicos do curso de graduação, selecionados como bolsistas para participar deste projeto. Tudo sob a “batuta” de Wyatt, que é coordenador do núcleo de práticas interpretativas do curso.

O Sexteto Cantareira tem a formação típica de música popular com ênfase na performance de repertório instrumental e vocal de obras consagradas e/ou inéditas, compostas para o repertório do grupo. À formação clássica de um quinteto de jazz (piano, guitarra, saxofone, baixo e bateria), soma-se a voz de Thais, o que cria múltiplas possibilidades para um repertório que abrange standards de jazz, bossa nova, clássicos da canção popular brasileira, além de composições originais.

O grupo não só agrega os diferenciais artísticos aos jovens músicos como leva a sério a missão de compartilhar em comunidade o patrimônio da boa música. De alguma forma – e em cada nota –, toda a experiência e a expertise musical de Wyatt, além da sua sensibilidade para novas formações, estão postas no repertório. Americano, Bob vive no Brasil desde 1981 e é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Entre outros, já tocou com Paulo Moura, Leni de Andrade, grupo Pau Brasil, João Donato, Maurício Einhorn, Hélio Delmiro, Nivaldo Ornelas, Chet Baker, Idriss Boudrioua, Nelson Ayres, Proveta (Nailor Azevedo) e a Banda Savana.
De 1999 a 2007 foi integrante da SoundScape Big Band, criada por um grupo de músicos apaixonados pelo som de big bands antigas e atuais. Wyatt fez parte do Nelson Ayres Trio, cujas apresentações incluem destaques junto à Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Com ampla discografia, Wyatt se apresenta regularmente com TriUnity Jazz Trio, Djalma Lima Quarteto e no Trio Regra de Três.

 

JAZZ NA VILA
Show: Sexteto Cantareira
Loja: Fradique
Quando: 28 de outubro, às 18h