Todos os jardins

A jornalista Carol Costa compartilha seu fascínio pelo tema e muitos “truques” de jardinagem no livro Minhas plantas

A paisagista, jornalista e apresentadora de TV Carol Costa participa de um bate-bapo especial, dia 2 de maio, na loja da Fradique, para apresentar o livro Minhas plantas: Jardinagem para todos (até quem mata cactos) (Paralela), em que compartilha toda sua expertise sobre o tema.
Além de apresentar as plantas de acordo, por exemplo, com sua necessidade de luz, o livro traz, ao final de cada capítulo, um passo a passo para montar arranjos, transplantar orquídeas e até montar um terrário, ensinando todos “os pulos do gato, truques ninja e macetes” acumulados ao longo do tempo pela jardineira. O livro é um guia prático sobre um tema cada vez mais fascinante, sobretudo para quem vive em grandes cidades.
“Quem não adora a ideia de ter um cantinho verde em casa? Plantas deixam tudo mais sereno, bonito e cheio de vida. Mas mantê-las vivas… não parece tão simples, não é mesmo?” Partindo dessa “pequena provocação”, Carol dá vida longa não só à ideia de que é possível, sim, ter um jardim saudável em casa, como desmistifica a lenda do “dedo verde”, com dicas para todo tipo de emergência, como ingredientes secretos que ajudam orquídeas a florescer, receitas detox contra cochonilhas e o local ideal para deixar a sua suculenta preferida.
“Quem já matou alguma planta?”, costuma perguntar Carol em suas aulas, segundos antes de ser a primeira a levantar a mão. Os alunos se surpreendem ao descobrir que a adorável jardineira também já foi tão garden killer, como ela diz, quanto qualquer iniciante no mundo das plantas. É com essa linguagem e uma atitude “jardinagem vida real” que Carol acumula alunos, admiradores e seguidores.
Jornalista de formação, ela trabalhou durante 15 anos na redação de jornais e de revistas até perceber que não se sentia mais feliz editando reportagens diariamente confinada por horas numa sala com ar-condicionado. “Eu não conseguia entender por que estava triste se ganhava bem, tinha um bom cargo, plano de carreira. Fui sentindo minha luzinha apagar”, lembra ela. Em 2012, deixou o jornalismo para criar o site Minhas Plantas e escrever exclusivamente sobre jardinagem.
De lá para cá, Carol se tornou apresentadora de um programa no GNT, colunista da revista Natureza e embaixadora de várias marcas e empresas associadas ao universo da jardinagem. É colunista do quadro Jardinaria, na BandNews FM, sendo uma das colaboradoras que mais recebe mensagens dos ouvintes. Foi justamente a busca por informações para cuidar do jardim que gerou interesse de editoras em publicar conteúdo de jardinagem, botânica e paisagismo para leigos produzido pela jornalista.

 

LANÇAMENTO
Livro: Minhas plantas: Jardinagem para todos (até quem mata cactos) (Paralela), de Carol Costa, sessão de autógrafos com bate-papo com a jornalista e jardineira
Loja: Fradique
Quando: dia 2 de maio, às 19h