Um recital de canto

Mestre em música e pesquisador de vocação apurada, o cantor Carlos Nascimento apresentou o recital Reminiscências

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 162 (outubro/2017).

Carlos Nascimento apresentou dia 24 de outubro, às 19h30, na Livraria da Vila da Lorena, o recital de canto Reminiscências. No repertório, músicas eruditas e composições populares são interpretadas com o mesmo rigor e prazer. A intenção é abranger “várias ambiências sonoras numa apresentação entre amigos”, como diz Nascimento. Distante das limitações que vêm com rótulos e divisões, ele tem se apresentado como autêntico “cantor crossover”, termo muito usado fora do Brasil ao fazer referência a artistas que executam obras vocais de dois ou mais estilos diferentes.

Como intérprete de música erudita, Carlos Nascimento, que é cantor da Osesp, já atuou como solista em obras de compositores como Villa-Lobos, Ernane Aguiar, Padre José Mauricio Nunes Garcia, Handel, Felix Mendelssohn, entre outros. Em março deste ano, foi convidado como tenor solista da 9ª Sinfonia de Beethoven em concerto junto com a orquestra e coro da Osesp.

Dentro da vertente popular, Nascimento interpreta vários compositores brasileiros, como Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, e autores estrangeiros, como Cole Porter, Andrew Lloyd Weber, Elton John, George Gershwin, para citar apenas alguns.

Reminiscências, revela Nascimento, foi o título de seu último recital de mestrado, realizado em dezembro do ano passado, quando ele aproveitou a ocasião para homenagear a professora Mart Herr, que havia sido sua orientadora, mas acabou falecendo na metade do curso.

Assim, Nascimento diz que o “objetivo primário” do concerto era justamente satisfazer as exigências acadêmicas ligadas ao principal assunto de sua pesquisa: estudar a versatilidade vocal do cantor que se aventurava a transitar por vários estilos, da ópera à música popular.

“Menos acadêmica e mais divertida”, a apresentação na Livraria da Vila transita por diversas “ambiências musicais”, como as serestas de Villa-Lobos, a irreverência dançante de Gershwin, a poesia da música popular brasileira e ainda a sonoridade da música vocal barroca de Claudio Monteverdi, em que ele conta com a participação de outros artistas. Os convidados são o compositor e arranjador Laércio Resende, a professora Sheila Negro e o grupo Bendita Folia, formado pelas cantoras Anna Carolina Moura, Cely Kozuki e Maynara A. Cuin.