Origem do som

Com histórias de épocas remotas até os dias atuais, oficina para crianças a partir de 3 anos propõe aventuras musicais com atividades lúdicas em que os pequenos criam seus próprios sons e instrumentos

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 162 (outubro/2017).

Origem do som é o nome da oficina especial que a professora de música Mariceles Oliveira Catharino, do Colégio Visconde Porto Seguro, realizou no dia 21 de outubro, a na loja da Fradique. Durante uma hora, com participação de crianças com idade entre 3 e 10 anos, Mariceles comandou a cena que começou com uma contação de histórias em que os pequenos foram convidados a acompanhar as aventuras de Cabeludinho, um menino da época das cavernas.

“Começamos em épocas remotas, de maneira que as crianças tenham uma compreensão da pré-história até hoje. Uma das referências para montarmos a aula é a série de livros O homenzinho da caverna e os sons que ele descobriu, de Silvio Costa, publicado pela Editora Nacional”, diz a professora Mariceles, lembrando que originalmente os sons produzidos pelo homem são tentativas de imitar os sons da natureza.

O Cabeludinho é um menino da pré-história que se perde do seu grupo e, sozinho, tem que encarar o medo do trovão, da chuva, do vento. Na tentativa de se proteger de outros perigos, ele se refugia numa caverna e, para passar o tempo, começa a produzir seus próprios sons. Com um bambu improvisa o som do vento. Ao bater no peito, emite sinais como os de um tambor. Com sementes de frutas, consegue “inventar” um chocalho.

Conscientizar as crianças de que épocas remotas demarcaram o que hoje viria a ser a música e perceber que os sons podem ser imitados e transformados, fazendo surgir daí os instrumentos musicais, são os propósitos pedagógicos do projeto. Entre outras atividades lúdicas, as crianças produziram chocalhos com cabaças e miçangas e vivenciaram experiências sonoras com os instrumentos que elas mesmas criaram.

Lembrando que nos dias de hoje muitas crianças que vivem na cidade não têm acesso direto a materiais naturais, como o bambu, por exemplo, a professora Mariceles agrega, como ilustração muito atual, o recurso de usar materiais recicláveis e disponíveis em qualquer casa para incentivar o aprendizado e a brincadeira.