Sonhos de uma diva

Cantora lírica e atriz Silvana Romani apresenta Show Opera Cabaret

Silvana Romani
Em Show Opera Cabaret, a cantora lírica e atriz Silvana Romani passeia por repertórios eruditos e populares para dar vida a Yngrid Rouge, cantora de cabaré que deseja ser uma musa da ópera

*Matéria  publicada na revista Vila Cultural 164 (dezembro/2017).

Fotos Divulgação

Um “pocket musical burlesco” em que a cantora lírica e atriz Silvana Romani dá voz e vida a Yngrid Rouge, cantora de cabaré cujo grande sonho é se tornar uma diva da ópera. Essa é a melhor descrição de Show Opera Cabaret, que faz única apresentação na loja da Lorena no dia 6 de dezembro. A direção de cena é de Karen Porfiro e o musical tem participações do ator e bailarino Thiago Herculano e das musicistas Andrea Líria (piano) e Cintia Nacarato (violino).

Com figurinos de época e músicas que mesclam árias de óperas e canções populares, incluindo até alguns sucessos atuais, a ideia é usar a boa música para combinar arte, beleza e glamour sem economizar em diversão.

“O burlesco vem da commedia dell’arte e quando fiz uma ópera de Haydn (Il mondo della luna), que usa essa linguagem, fiquei apaixonada. Passados alguns anos, conheci a dança burlesca e aí foi amor à primeira vista. Comecei a estudar muito sobre o assunto já pensando em montar um espetáculo neste formato. Me apaixonei tanto que comecei a trabalhar com o público feminino fazendo palestras e vivências em que ensino o que é a arte burlesca, visando uma melhor qualidade de vida para a mulher e abordando temas sobre sensualidade feminina para trabalhar o que hoje chamamos de empoderamento”, diz Silvana, que é cantora lírica do Coro da Osesp e já participou de montagens de óperas como O Barbeiro de Sevilha e Carmen, e de incontáveis concertos sinfônicos, além de ser professora de canto. Entre outros projetos, ela conduz a Oficina Mãos à Ópera, em que prepara e apresenta alunos em montagens inovadoras, e o grupo Opera Singers, com o qual faz apresentações de concertos didáticos. Sobre diferentes posturas das estrelas no palco, Silvana confirma que “diva é sempre diva. Seja no cabaré ou nos teatros de ópera!”

 

MÚSICA
O que: Show Opera Cabaret, com Silvana Romani, Cintia Nakarato (violino), Andrea Líria (piano), Thiago Herculano (bailarino/ator) e direção de cena de Karen Porfiro
Loja: Lorena
Quando: dia 6 de dezembro, às 20h