Audiência máxima

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 188 (Dezembro/2019)

 

Com vocação para best-sellers, novos títulos e alguns já consagrados seguem como objetos do desejo

 

Prólogo, ato, epílogo – Memórias
Momento grandioso do mercado editorial em 2019, o lançamento do livro de memórias da atriz Fernanda Montenegro pela Companhia das Letras repercutiu nas melhores listas de mais vendidos. Para marcar seus 90 anos, a atriz mais celebrada do Brasil volta a encantar com uma prosa afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade e sua voz sempre inconfundível. A história pessoal de Fernanda joga luz também em momentos marcantes da história recente do país.

 

21 lições para o século 21
Do acervo da Companhia da Letras, o livro de Yuval Noah Harari, autor de Sapiens – Uma breve história da humanidade e Homo Deus – Uma breve história do amanhã (L&PM), leva à risca o título ao explorar as grandes questões do presente. E o que é possível fazer para melhorá-lo. Guerras nucleares, cataclismos ambientais, crises tecnológicas, fake news, ameaças do terrorismo e educação filhos são algumas das questões que aparecem quando ele trata do desafio de manter o foco coletivo e individual diante das mudanças frequentes e desconcertantes do mundo.

 

Mulheres que correm com os lobos
Com o subtítulo Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, o livro de Clarissa Pinkola Estés para a Rocco é um sucesso desde quando foi originalmente lançado, no começo da década de 1990. Analista junguiana, a escritora sistematiza argumentos importantes para mostrar como a natureza instintiva da mulher vem sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo de punição a todas aquelas que se rebelam. Ao investigar esse “esmagamento da natureza instintiva feminina”, Clarissa indica a chave da sensação de “impotência” vivida pelas mulheres modernas.

 

Seja foda!
Pela Buzz Editora, Caio Carneiro publicou um livro cheio de dicas práticas e boas conversas para tornar a experiência de viver algo relevante dentro das expectativas de cada pessoa. “Aposto que você quer, no final da sua vida, olhar para trás, bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade, e dizer: minha vida foi foda”, ele escreve, dando uma amostra do bom humor que segue cativando a audiência.

 

A sutil arte de ligar o f*da-se
Na lista dos mais vendidos desde 2018, o livro de Mark Manson para a Intrínseca “aperta uma tecla” que involuntariamente todo mundo já pensou em acionar nesses tempos contemporâneos tão controversos. Com sagacidade e olhar crítico afiadíssimo, o escritor propõe um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade atual e consciente dos nossos próprios limites diante de tantas exigências, pressões e cobranças.

 

Minha história
Lançado no final do ano passado pela Objetiva, o livro de Michelle Obama, sucesso no mundo todo com mais de 10 milhões de exemplares vendidos, mantém-se como uma escolha para excelente leitura. É um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, que dá altos toques sobre viver de um jeito mais justo, mais coerente e mais significativo no mundo contemporâneo.

 

 

Escravidão – Volume I
Depois de seis anos de pesquisa dedicados ao ambicioso projeto, Laurentino Gomes trouxe a público, pela editora Globo, o primeiro livro (da série de três) que imediatamente ganhou a atenção merecida. Com seu estilo casual e empolgante, ele mostra o que fez do Brasil o maior território escravista do hemisfério ocidental e como isso explica muito do que o país é hoje, e também o que poderemos ser como nação daqui para a frente.

 

Mindset
O livro de Carol S. Dweck para a Objetiva quer explicar por que o mindset (a configuração da mente, em livre tradução) não é mero traço de personalidade e sim uma percepção possível dos motivos que nos fazem otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Carol é professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. Significa que tem argumentos suficientes para garantir uma ótima leitura.

 

O milagre da manhã
O livro de Hal Elrod para a BestSeller também há algum tempo faz muitos leitores terem vontade de sair da cama mais cedo. A proposta é simples: relacionar os benefícios de acordar mais cedo e cultivar isso como um hábito para desenvolver habilidades e potenciais. A mudança de hábitos e a rotina matinal proposta por Hal trazem ganhos na saúde, no bem-estar, nos relacionamentos e na espiritualidade, entre outras áreas da vida.