Loucos por futebol

 Sucesso editorial na Espanha e recém-editada em português, a coleção Os Futebolíssimos junta linguagem de histórias em quadrinhos, diversão e didatismo para contar as aventuras do time da escola

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 165 (janeiro/2018).

Juntando o melhor repertório da linguagem de histórias em quadrinhos, o humor nas ilustrações e um texto coloquial e divertido, a coleção Os Futebolíssimos, originalmente publicada na Espanha, virou sucesso editorial em vários países e chegou há pouco no mercado editorial brasileiro pela SM Brasil, que integra o grupo liderado pela Fundação SM, com atuação principalmente no mercado de língua espanhola. O mistério dos árbitros adormecidos e O mistério dos sete gols contra são os dois primeiros volumes publicados em português e prometem fazer a festa e a diversão das crianças que adoram futebol.
Nos livros, o personagem Canela tem onze anos, vive na Espanha e faz parte da equipe de futebol 7 da escola, o Soto Alto Futebol Clube, apelidada pelo próprio grupo de Os Futebolíssimos. Embora a turma seja muito unida, o desempenho esportivo não anda lá essas coisas e o time corre o risco de ser extinto. Além disso, alguns incidentes estranhos envolvendo árbitros, jogadores e campeonatos acabam atrapalhando o bom andamento da vida esportiva dos garotos. Mas a turma de Os Futebolíssimos é persistente e promete não sossegar enquanto não descobrir o que e quem está por trás de cada mistério.
No total, a coleção tem 12 títulos e apresenta também recursos didáticos. Cada volume mostra jogadas, principais regras, fatos e personagens históricos do futebol mundial, ao mesmo tempo que enfatiza a importância do trabalho em equipe, da ética esportiva e das amizades, além de outras questões sobre a adolescência, como a descoberta do amor.
As criações levam aos nomes do escritor e roteirista Roberto Santiago, que também já atuou como diretor de teatro, cinema e televisão e como redator em agências publicitárias, o que faz entender toda a agilidade do texto, e do ilustrador Enrique Lorenzo, que já adaptou várias histórias para a linguagem dos quadrinhos.