Viagens e descobertas

O escritor Sérgio Túlio Caldas compartilha histórias vividas na África e alerta sobre o uso da água no mundo

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 183 (Julho/2019) 

As montanhas dos Himalaias

De cara com o mundo é o nome da atividade que o escritor, jornalista e documentarista Sérgio Túlio Caldas comanda dia 7 de julho, domingo, a partir das 16h, na loja da Fradique. Ele aproveita a ocasião para apresentar histórias de dois dos seus livros, ambos publicados pela Editora Moderna: Com os pés na África, que ganhou o Jabuti em 2017, e Água – Precisamos falar sobre isso, que veio a público recentemente.

Os títulos revelam a paixão do escritor pelas viagens e o interesse pela aventura de conhecer novos lugares e hábitos, além da oportunidade de aprender e refletir sobre diferenças culturais e temas urgentes como o meio ambiente.
“O que observo nesses contatos é que a garotada fica muito interessada quando percebe que as experiências e os sentimentos que estão nos livros são de verdade. Isso faz o approach ser mais vivo, mais sincero, porque estamos compartilhando vivências pessoais e conhecimentos que misturam aventuras, descobertas, imprevistos. É o ver e o sentir experimentados quando se está viajando, e que confirmam que a viagem sempre tem um efeito de encantamento”, afirma  Sérgio Túlio.

Com os pés na África junta textos literários, relatos de viagem, observação jornalística e quadrinhos. E traz uma inovação que extrapola o objeto do livro. O leitor, por meio de links e do aplicativo QR Code, tem acesso a vídeos e áudios que enriquecem ainda mais a leitura.

Na história, depois de vencer um programa de quiz na TV cujo prêmio é uma volta ao mundo, o garoto Túlio joga a mochila nas costas e parte para seu primeiro destino: Angola. Ali, descobre a história do país africano que guarda surpreendentes proximidades com o Brasil. Ele faz amigos, encara perrengues e vai até a casa do renomado escritor Pepetela, em Luanda, para conversar sobre o continente africano.

Pepetela, vencedor do Prêmio Camões de Literatura, conta sobre a sua infância e revela passagens curiosas da guerra civil angolana, da qual participou até a independência de Angola, em 1975. O protagonista também se aventura pela exótica Marrakesh, no Marrocos, e pelo Saara, o maior deserto do planeta, onde em uma viagem de camelo com nômades conhece os costumes locais e a fé religiosa.

Em Água – Precisamos falar sobre isso, Sérgio Túlio registra suas observações sobre este importante recurso natural em diferentes lugares do planeta por onde tem viajado. As jornadas e narrativas passam pelos Himalaias, uma das mais importantes reservas de água doce do mundo, pela Floresta Amazônica, onde se concentra um volume extraordinário de água tanto nas nuvens quanto na superfície e no subsolo, Israel e locais onde há conflitos pelo líquido. Sérgio Túlio também navega pelo rio mais poluído do país, o Tietê, percorre a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e outras regiões do Brasil e do mundo onde existe sede e fartura. “O livro é um alerta ao uso ineficiente e ao descaso com esse bem tão necessário à vida, mas ameaçado pelo desmatamento, poluição e exploração desenfreada”, diz o escritor.

“Nos livros, sou um observador das pessoas, dos costumes, da relação humana com a água, por exemplo. Sou um canal para tentar entender aquela realidade e todas as informações que ela contém”, declara. “Com as crianças, quando você trata tudo isso de forma lúdica, também está compartilhando conhecimentos de história, geografia, meio ambiente, da diversidade cultural do mundo”, afirma Sérgio Túlio.

“No caso da água, situações similares podem ser vistas no interior do Nordeste ou nos Himalaias, no Nepal. No sertão do Piauí, vi crianças percorrendo 12 km para ter acesso à água, que é carregada em recipientes sobre a cabeça. Isso apesar de elas viverem no país que tem a maior reserva de água doce do planeta. No Nepal, encontrei o sadhu Shiva Avatari, que mora aos pés dos Himalaias, mas tem que descer uma montanha para acessar água e sobreviver com 20 litros de água por dia. A recomendação da ONU é que um ser humano precisa de 160 litros/dia”,  diz Sérgio Túlio.

 

ENCONTRO
O que: De cara com o mundo, encontro com o escritor Sérgio Túlio Caldas, autor dos livros Com os pés na África e Água – Precisamos falar sobre isso, ambos da Editora Moderna.
Loja
: Fradique
Quando: dia 7 de julho, domingo, a partir das 16h