Brasil de verdade

Lilia Moritz Schwarcz joga luz na realidade nacional com o lançamento de Sobre o autoritarismo brasileiro

Lilia Moritz Schwarcz. Foto Renato Parada/Divulgação

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 181 (Maio/2019)

A escritora, pesquisadora e historiadora Lilia Moritz Schwarcz autografa seu novo livro, Sobre o autoritarismo brasileiro (Companhia das Letras), dia 27 de maio na loja da Lorena. É um título que anuncia-se indispensável para o Brasil deste século 21 porque, além de desnudar as heranças e lembranças autoritárias da nação, Lilia também propõe um roteiro de análises para mapear, em vários sentidos, o atraso nacional.

Com muitos dados estatísticos, o livro examina o que Lilia identifica como as raízes – bastante antigas e arraigadas – do autoritarismo brasileiro, ainda que frequentemente mascaradas, já que, como ela argumenta, os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. “Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional”. Na vida real, não é bem assim.

O livro reconstitui a construção da narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial. Ao investigar esses “subterrâneos” da história brasileira – e suas permanências no presente –, Lilia ajuda a entender “por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária”.

Lilia Schwarcz é coautora, entre outros livros, de Brasil: Uma biografia (Companhia das Letras, 2015), que ela escreveu com Heloisa Starling. Juntas, compartilhando também o rigor da pesquisa, elas se debruçam, no livro, não somente sobre a “grande história”, mas especialmente sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais, muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição. Em 2017, Lilia ganhou o Jabuti de Biografia com o livro Lima Barreto: Triste visionário (Companhia das Letras).

Sobre governos, países e regimes autoritários, a escritora falou em entrevista recente à revista Época. “Eles têm características muito semelhantes: a formação de uma opinião pública contrária à imprensa, contrária aos intelectuais, a tentativa de tornar os problemas das minorias questões menores. São governos com apego a tradições totalmente inventadas, um apego a um passado igualmente inventado, à hierarquia e à ordem. Existe ainda um apego a valores da família na figura de homens misóginos, patriarcais, que tentam impor uma espécie de retrocesso a uma sociedade que mudou. Voltar atrás na história não existe. As pessoas que ganharam direitos não vão voltar atrás em seus direitos. Esse é um modelo de governo que nós temos visto não só no Brasil, na figura de Jair Bolsonaro, mas também no cenário internacional. É um grande tsunami conservador”, declarou.

LANÇAMENTO
Livro: Sobre o autoritarismo brasileiro (Companhia das Letras), de Lilia Moritz Schwarcz
Loja: Lorena
Quando: dia 27 de maio, a partir das 18h30