Ler e abstrair

Uma seleção de ótimos títulos que, além de excelente leitura, tem tudo a ver com momentos relax neste verão

 

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 189 (Janeiro/2020)

 

 

Fotos Divulgação

Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor – A história do perfume mais famoso do mundo
O livro de Michelle Marly para a Tordesilhas é baseado em fatos reais e só este detalhe já instiga a curiosidade do leitor. Com Paris bombando em 1919, Gabrielle Chanel, no ápice de sua carreira de estilista, sofre um revés com a morte de seu amante num acidente. Quando todos pensavam que ela declinaria, Chanel se renova com o projeto de criação de um perfume que, com uma fragrância misteriosa e moderna, lembrasse o cheiro do amor do título do livro.

 

 

 

Uma noite com Sabrina Love
Da Todavia, trata-se do primeiro romance de Pedro Mairal, autor do cultuado A uruguaia. O livro é apresentado. como uma mistura de “road movie com romance de formação”. Noite após noite, o jovem Daniel Montero se tranca no quarto para assistir ao show de Sabrina Love, programa de TV com a atriz pornô mais popular do momento. O detalhe que faz a história literalmente acontecer: ele vence um sorteio para passar uma noite com Sabrina em Buenos Aires, para onde Montero vai ter que se deslocar.

 

 

 

Metrópole à beira-mar – O Rio moderno dos anos 20
Para a Companhia das Letras, Ruy Castro faz, com o livro lançado no final do ano passado, um retrato de época delicioso da metrópole, então capital do país, ao registrar tudo o que movimentou o Rio entre o Carnaval de 1919 e a Revolução de 30. A cidade era puro agito na imprensa, na literatura, na música popular, na ópera, no teatro, nas artes plásticas, no cinema, na praia, na ciência, na arquitetura, no futebol, na luta das mulheres, nos costumes, no sexo e nas drogas. É aquele texto fluente e repleto de personagens ilustres.

 

 

Eu, Elton John
Título publicado no Brasil pela Planeta, o livro do astro pop é apresentado como “sua primeira e única autobiografia”. Tão relevante quanto esta singularidade é lembrar da vida extraordinária, cheia de altos e baixos, de um dos um dos artistas mais conhecidos mundialmente. “O mais incrível do rock’n’ roll é que ele permite que alguém como eu se torne uma estrela”, diz Elton John entre detalhes e lembranças que começam na infância em um subúrbio de Londres e passam pelo topo das paradas de sucesso em décadas recentes.

 

 

 

A sala das borboletas
Da Arqueiro, o livro de Lucinda Riley, autora best-seller traduzida para 37 países e que soma mais de 20 milhões de exemplares vendidos no mundo, traz a história de Posy Montague, que está prestes a completar 70 anos e ainda vive na mansão da família onde passou uma infância caçando borboletas com o pai. Foi também onde ela criou os próprios filhos, Sam e Nick. Só que a casa está caindo aos pedaços e Posy encara o dilema de ter que se desapegar e se desfazer da propriedade que significa tanto para ela.

 

 

 

Um caminho para a liberdade
Da Intrínseca, o livro de Jojo Moyes, de audiência sempre fiel, conta a história de cinco mulheres que vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros para viver, na trama, o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade – tudo como conquista que vem com a leitura. Margery, Alice, Beth, Sophia e Izzy aceitam trabalhar na biblioteca com o compromisso prioritário de levar livros para os moradores mais pobres da região. Elas terão obviamente que enfrentar alguns obstáculos para fazer isso.

 

 

 

Que semana! – Inteligência emocional para crianças
Da Companhia das Letrinhas, o livro de Carl-Johan Forssén Ehrlin, autor de O coelhinho que queria dormir, que faz o maior sucesso, traz a história de Mário, um garoto que gosta de subir em árvores, andar de bicicleta e brincar com os amigos, mas que tem que encarar, em uma semana, muitas novas emoções quando sua família se muda para uma cidade diferente. Há dicas cativantes que estimulam as crianças a pensarem em questões emocionais. E desenhos lindos de Silvana Rando para a edição brasileira do livro.

 

 

 

Lute como uma princesa – Contos de fadas para crianças feministas
Da Boitatá, o livro de Vita Murrow e Julia Bereciartu subverte clichês do tipo “casar com um príncipe e ser feliz para sempre” e ousa ao criar um mundo de princesas das mais poderosas. Bela é uma destemida detetive e se aventura sem medo pela Floresta Proibida. Rapunzel torna-se uma renomada arquiteta que usa suas habilidades para mudar a realidade de sua comunidade e Cinderela é uma líder trabalhista em busca de justiça para todos. Ao fim do livro, 15 contos de fadas terão sido recontados para crianças das novas gerações.

 

 

 

Contos para garotos que sonham em mudar o mundo – 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso
Da Outro Planeta, o título de G. L. Marvel faz bonito ao lembrar que alguns “super-heróis” da história foram todos jovens que não sabiam o que o futuro lhes reservava, mas assumiram suas vocações, talentos e destino para mudar o mundo. Albert Einstein, Beethoven, Ayrton Senna, Leonardo da Vinci, Alberto Santos Dumont, Antoine de Saint-Exupéry, Bill Gates, Charles Darwin, Dalai Lama, Harvey Milk, Isaac Newton, Jacques-Yves Cousteau, John Lennon, Julio Verne, Lionel Messi e Martin Luther King são alguns dos inspiradores protagonistas.

 

 

 

Brincadeiras para tirar o bumbum da carteira
De Ana Tatit e Patricia Penido para a Melhoramentos, o livro é garantia de diversão com a apresentação de mais de 150 brincadeiras praticadas no Brasil ou em outros países. Partindo da ideia de que o ato de brincar não tem língua nem idioma, o propósito é mostrar que brincar é uma atividade mais que fundamental. É uma condição inata do ser, presente em todas as culturas e em todos os tempos. E é brincando que a criança se prepara para a vida enquanto assimila e se integra a uma cultura.

 

 

 

Pergunte ao professor – Experiências incríveis para crianças
De Nuria Penalva para Happy Books, o livro quer aproximar os pequenos da ciência, sempre de um jeito simples e divertido, além de estimular essencialmente a dúvida, inclusive na relação aluno-professor, ou seja, exatamente como é sugerido no título. O ponto de partida é a sucessão de experiências que se tem no dia a dia e como, a partir delas, pode-se observar alguns fenômenos descritos cientificamente. No caso do livro, com respostas bem surpreendentes.

 

 

 

A mágica da amizade
Da Nova Fronteira, o livro de Marie Kondo, sucesso mundial (entre os adultos) com suas técnicas e dicas de organização-arrumação, é uma variação, no melhor sentido, do tema favorito da escritora, neste caso mobilizando o interesse dos pequenos leitores. Superamigos, Kiki e Jax são completamente diferentes. Ela adora acumular. Ele gosta de organizar. A ideia é revelar para as crianças o quão divertido pode ser viver apenas com o que proporciona alegria, incluindo as melhores amizades neste “pacote”.