Leitura e diversão

Confira alguns títulos que são um motivo e tanto para a garotada fazer a festa

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 185 (Setembro/2019)

 

/Foto Divulgação.

Capitão Cueca Vol. 6 – Parte 1: A noite das repugnantes melecas de nariz
O livro de Dav Pilkey para a Companhia das Letrinhas traz novas confusões dos amigos Jorge e Haroldo, que voltam a aprontar. Só que a última brincadeira da dupla deixou Melvin Sneedly, o gênio da escola, tão irritado que ele decide se vingar. O garoto esnobe e mal-humorado se transforma, assim, no Menino Biônico Meleca Seca, pronto para espalhar a maior quantidade possível de muco de nariz por aí. A grande dúvida é se o Capitão Cueca vai conseguir dar um jeito nessa confusão.

 

 

Amiga ursa – Uma história triste mas com final feliz
Publicado pela editora Globinho, o livro da roqueira Rita Lee conta a história da ursa Rowena, que se chamava Marsha, e veio parar no Brasil, vítima de tráfico de animais. Depois de ser maltratada em circos e zoológicos durante anos, ela finalmente foi resgatada para viver o Rancho dos Gnomos. No livro, Rita aparece como a vovó Ritinha, grande protetora dos animais. Geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente, além do respeito aos animais são alguns dos temas que aparecem na história.

 

 

Contos para garotos que sonham em mudar o mundo
De G.L. Marvel para a editora Outro Planeta, com subtítulo 50 histórias inspiradoras de super-heróis de carne e osso, o livro traz entre esses heróis nomes como os de Albert Einstein, Beethoven, Ayrton Senna, Leonardo da Vinci, Martin Luther King, Santos Dumont, Saint-Exupéry, Dalai Lama, John Lennon, Julio Verne, Louis Braille e Gandhi. Todos, na percepção do livro, foram jovens que não sabiam o que o futuro lhes reservava, mas se tornaram inspiração para crianças do mundo todo.

 

 

Emocionário – Diga o que você sente
Amor, medo, alegria, prazer, insegurança, inveja, entre outras emoções e sentimentos humanos são o foco do livro criado por Cristina Nuñez Pereira e Rafael R. Valcárcel, publicado pela Sextante. É um “dicionário de emoções” cujo propósito é explicar de forma simples e delicada o que se passa com cada um e, mais importante ainda, como lidar e expressar esses sentimentos comuns a todos. O livro traz ilustrações de diversos artistas.

 

 

Diario de Rowley – Um garoto supimpa
Da Vergara & Riba, o livro de Jeff Kinney é sobre um momento delicado para o personagem Greg Heffley. Tudo porque Rowley, seu melhor amigo, resolve escrever num diário a história da amizade dos dois. Inspirado, ele decide ainda que escreverá a biografia de Greg, já que ele será rico e famoso um dia, e alguém precisa registrar os primeiros passos de uma celebridade.

 

 

A lua cheia na casa sonolenta
Da Ática, o livro de Audrey e Don Wood, autores de A casa sonolenta, é a sequência da primeira história e continua sugerindo a leitura compartilhada entre pais e filhos como experiência essencial, inclusive como hábito a ser cultivado na “hora de ninar”. Daí a associação com o sono, a lua cheia e com a dinâmica de uma casa muito especial.

 

 

As maravilhas que você vai ser
De Emily Winfield Martin, o livro da editora Vergara & Riba costuma encantar crianças e adultos ao tratar do vínculo e do amor de pais e filhos. A ideia original é combinar versos e citações poéticas repletas de diversão e humor, com ilustrações que dão vida, alma e graça à publicação.

 

 

5, 4, 3, 2, 1 – Mônica e Menino Maluquinho perdidos no espaço
Da Melhoramentos, o livro de Manuel Filho traz ilustrações de Ziraldo e Mauricio de Sousa e é uma aventura imperdível que usa os melhores recursos da fantasia para contar o que o título sugere. Os dois protagonistas contarão com a ajuda de seus amigos para solucionar um mistério interplanetário, o que deixa tudo mais divertido, claro.

 

Ah, se o mundo inteiro fosse assim
De Joseph Coelho, com ilustrações da artista australiana Allison Colpoys, o livro da Salamandra focaliza a relação de uma garota com o seu avô, reproduzindo, de um jeito sensível, um dos afetos mais determinantes e marcantes na vida de muitas crianças. O vovô da história presenteia a menina com lápis de todas as cores do arco-íris e sugere que ela escreva e desenhe tudo o que sonhar. Uma “dica” que vai ser guardada, com muito amor, pela vida toda.

 

 

O caracol e a baleia
De Julia Donaldson, com ilustrações de Axel Scheffler, o livro publicado no Brasil pela Brinque-Book junta uma baleia que adora passear e um pequenino caracol que sonha conhecer o mundo e não tem medo de aventura. Tanto que ele se joga na cauda da baleia, que é o lugar ideal para realizar seu sonho de viajar. Em mares e lugares nunca antes visitados, a dupla se diverte, enfrenta perigos e faz a alegria
da garotada.

 

 

O pó do crescimento
O livro de Ilan Brenman para a Salamandra é protagonizado por André, um menino muito pobre que um dia salvou uma tartaruga e ganhou dela um pó mágico. Com ele, o garoto adquire o poder de plantar “árvores” de tudo que é coisa: de sapato, de pente e escova, de brinquedo e até de lasanha. Lindamente ilustrada por Suppa, a história estimula a fantasia, a imaginação e sobretudo o prazer da leitura.

 

 

A irmã do Gildo
Com a assinatura inconfundível de Silvana Rando, o título da Brinque-Book traz o queridíssimo Gildo, que sempre faz o maior sucesso entre as crianças, passando por uma situação comum em muitas famílias: a chegada de um bebê, ou melhor, de Laurinha, a irmã de Gildo, que vai ter que aprender a dividir atenções, mimos, entre outras emoções e situações que os pequenos reconhecerão no ato.