De arrepiar

No mês do Halloween, confira alguns títulos que dão o que falar entre os leitores de suspense, terror e afins

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 186 (Outubro/2019)

Foto Divulgação.

 

Changeling – Sombras de Nova York
Da editora Morro Branco, o livro de Victor LaValle conta a história de Apollo Kagwa, cuja mulher, a bibliotecária Emma, começa a agir de forma estranha depois que o casal tem um filho. De uma hora para outra, ele se vê em busca de sua família e descobre o que se esconde nos lugares mais obscuros de Nova York – onde, ele constata, nem tudo é o que parece. Kagwa precisará aprender a temer mais as nuances e surpresas das pessoas que ama do que as lendas que se concretizam diante de seus olhos.

 

30 dias de noite
Da DarkSide, a grafic novel de Steve Niles e Ben Templesmith é objeto do desejo para colecionadores. Foi publicada originalmente em 2002 no formato de minissérie e ganhou atenção mais que especial do público. Tanto que mereceu uma edição comemorativa de 15 anos, publicada em 2017 nos Estados Unidos e agora no Brasil. A história fundamental sobre o ataque que os vampiros fizeram à cidade de Barrow, extremo norte do Alasca, onde o sol se põe e não nasce durante 30 dias, e seus desdobramentos ganham, afinal, “uma edição definitiva em volume único”.

 

A menina do outro lado – Vol. 3
Outro título da DarkSide, a história criada por Nagabe é sucesso absoluto entre leitores brasileiros. Neste terceiro volume, como nos melhores quebra-cabeças, Shiva reencontra sua tia, que chega acompanhada por um grupo de soldados. A demonstração de força deixa Sensei alarmado e, apesar de tentar proteger Shiva, ele fracassa. Enquanto isso, o caos ameaça engolfar o Reino de Dentro e outras questões se multiplicam enquanto Nagabe exibe toda sua força narrativa deixando dúvidas sobre quem são os verdadeiros monstros da história toda.

 

O terror
Da Rocco, o livro do escritor Dan Simmons virou seriado para TV pelas mãos de Ridley Scott e combina aventura histórica com fantasia sombria ao remontar a exploração marítima no século 19 e a Expedição Franklin, como ficou conhecida a investida da Marinha Britânica, em 1845, à cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. A tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá e a luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil dá o tom da narrativa de Simmons.

 

Floresta dos medos
Mais um título da DarkSide, a graphic novel da premiada ilustradora canadense Emily Carroll está repleta de rostos pálidos e mãos geladas nas cinco histórias pensadas para encarar a escuridão de frente. Com admiradores fiéis, Emily usa e abusa de seu talento para dar forma ao que for medo subjetivo e imagético, que, como nas melhores leituras de terror, pode despertar sensações raramente passíveis de explicação.

 

Histórias assustadoras para contar no escuro
Título da José Olympio, o livro de Alvin Schwartz inspirou um seriado que estreou recentemente e junta histórias do folclore americano e algumas lendas urbanas do país para combinar terror, horror e suspense com casos dos mais inquietantes, que fazem todo mundo tremer de medo já há alguns séculos. Sempre no escuro e a partir de um silêncio desconcertante.

 

Inspeção
Da Intrínseca, o novo livro de Josh Malerman, autor do best-seller Caixa de pássaros, traz uma história em que jovens estão sendo criados em escolas especiais, mas um grupo não sabe da existência do outro. No alto de uma torre embrenhada em uma floresta e isolada do restante do mundo, o personagem J. começa a desconfiar do verdadeiro propósito do internato, que tem como objetivo formar prodígios em artes, ciências e atletismo.

 

Uzumaki
Da Devir Livraria, a criação do mestre do horror Junji Ito é dos assuntos do momento e vai inclusive ganhar um anime, cujo trailer acabou de sair. Clássico de terror, traz os acontecimentos grotescos que se dão em Kurôzu, a pequena localidade onde Kirie Goshima nasceu e cresceu. A história profetizou o clima claustrofóbico e a desigualdade da sociedade japonesa e é uma das principais obras de Junji Ito.

 

O Instituto
Da Suma das Letras, o novo livro de Stephen King é apresentado como uma trama “tão aterrorizante quanto A Incendiária e tão espetacular quanto It: A Coisa”, em referências a outros dois best-sellers do autor. Nas páginas, a história de um grupo de crianças que, depois de um assassinato, são sequestradas no subúrbio de Minneapolis e têm que enfrentar uma instituição sinistra que vai tentar extrair os poderes paranormais que elas têm.

 

Doutor Sono
Da Suma das Letras, o livro em que o mestre Stephen King revela, mais de trinta anos depois, o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O Iluminado, após sua terrível experiência no Overlook Hotel, também sai em filme este mês. Na trama, Dan se vê envolvido em uma batalha por sua alma e protagoniza uma guerra épica entre o bem e o mal, com o enredo sangrento e glorioso que contempla os milhões de fãs de O Iluminado, além de satisfazer os novos leitores de King.

 

A fúria
Da Companhia das Letras, o livro de Silvina Ocampoa é sabidamente reconhecido como um cult surreal-macabro. Publicado originalmente em 1959, é referenciado como o livro em que Silvina inaugura seu universo totalmente alucinado. “Nos seus contos há algo que não consigo compreender: um estranho amor por certa crueldade inocente e oblíqua”, escreveu Jorge Luis Borges, amigo de O campo, sobre o livro que reúne alguns dos contos mais intensos da literatura argentina.

 

Bom dia, Verônica
Da DarkSide, o livro de Ilana Casoy e Raphael Montes promete revelar mais que um mistério, um verdadeiro um pacto, feito a quatro mãos, ao investigar a identidade de Andrea Killmore num thriller que se dá quando a rotina da secretária de polícia Verônica Torres muda da água para o vinho. Tudo depois que ela presencia um suicídio e recebe uma ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida. É a chance que faltava para Verônica exercitar suas habilidades como investigadora e descobrir coisas terríveis.