O desafio do otimismo

*Editorial publicado na revista Vila Cultural 180 (Abril/2019)

Os tais primeiros 100 dias de governo – período tido como ideal para fazer mudanças e aprovar projetos ou reformas, uma vez que o presidente inicia seu mandato com o apoio das urnas e de aliados – terminaram, ou estão prestes a, e a sensação que eu tenho (acredito que a torcida do Corinthians e a do Flamengo também) é de que estamos pior, muito pior, do que nos primeiros dias de janeiro.

Não há um dia sequer que declarações, desmentidos, nomeações, exonerações e outras demonstrações de absoluta falta de traquejo no mais alto cargo do País cheguem até nós como se fossem corriqueiras e normais, e não colocassem em risco a confiança e estabilidade de nosso Brasil acima de tudo.

Para os mais otimistas, tudo isso pode ser encarado como parte de um profundo aprendizado de como fazer as coisas e que muito em breve este “aparente desgoverno” achará seu rumo e colocará nos trilhos esta pesadíssima máquina hoje sem condutor visível. Tomara.

E como vem ocorrendo já há muito tempo, vamos tocando a vida da melhor forma possível, sem nos deixar abater pelas indefinições ou, pior, pelas definições grosseiras, a maior parte delas tendo de ser desmentidas ou canceladas logo após serem divulgadas.

A Livraria da Vila continua confiante no começo deste segundo trimestre, porque entende que, mais do que nunca, o seu trabalho de fomentar e incentivar a leitura continua sendo atual, importante e desafiador.

O livro faz circular o conhecimento, instiga e provoca o pensamento e pode ser gerador de mudanças pessoais transformadoras.

Nosso otimismo vem daí. A alma precisa de alimento.

Boa leitura.
Abraços.

Samuel Seibel.