A Turma da Vila

Os personagens que fazem a festa da garotada ao circular entre livros, brincadeiras e muitas ideias na livraria

Guto

O Guto é um barato. Tímido à primeira vista, daqueles que os colegas têm até receio de importunar, ele se solta de verdade quando tira dez em matemática, a disciplina que mais adora. Perdeu a conta de quantas tampinhas tem porque seu primo, que colecionava e já cresceu, repassou o acervo para ele e o Guto acabou se empolgando com a coleção. Mas nem só de números e tampinhas vive o Guto, que vibra com livros sobre carros e não abre mão da bicicleta desde que, aos cinco anos, aprendeu a pedalar.

 

Ceci

Por estar sempre no sítio dos avós, Ceci tomou gosto por animais e ama ficar brincando no jardim, onde já plantou um monte de mudas e sementes. Aos sete anos, cismou que vai ser bióloga quando crescer. Superinteligente e bem-humorada, sempre pede pra mãe comprar roupas vermelhas, a sua cor predileta. Para não ficar longe dos bichos, se empolga quando encontra livros com hipopótamos e elefantes, que ela já viu no zoológico. Lógico que a Ceci tem uma coleção dos livros do Gildo, de quem é a maior “fãzoca”.

 

Lia

A Lia fez tanta companhia para o pai vendo filmes de ficção científica que herdou dele o gosto pelas aventuras espaciais. Com sete anos, ela tem absoluta certeza que vai ser astronauta. Quando completou cinco anos,
pasme, bateu o pé até ganhar uma festa de aniversário toda temática. Foi um parabéns pra você das galáxias. Ou no mundo da lua. Ah, sim: falando em festa, a Lia adora dançar e jogar vôlei com as amigas. Elas se divertem com o jeito extrovertido da garota, que tem mania de conversar com todo mundo.

 

Cora

Outro dia, na escola, brincando de trava-língua, a garotada se desafiou para dizer “Cora-agora-é-a-tagarela-que-todo-mundo-adora” de tão falante e divertida que é a Cora. Ela é aquela menina que faz todo mundo cair na gargalhada com suas tiradas. Isso porque a Cora ainda nem completou sete anos. Ela não resiste quando vê um livro que tenha unicórnio e desde que era bebê, dizem, já sorria diante de algum boneco ou desenho do Snoopy, que ela adora e coleciona até hoje.

 

Dinho

Desde que seu “dindo” lhe deu a primeira caixa de lápis de cor, quando ele só tinha quatro anos, o Dinho tomou gosto pelo desenho. E não é que o menino leva jeito? Agora com sete anos, rabisca, no bom sentido, uns dinossauros “manêros”, como ele diz, enquanto assiste a desenhos animados. Fã do Thor, Dinho também gosta, além dos outros super-heróis, de histórias, livros e filmes que tenham aviões, foguetes e espaçonaves.

 

Gui

Se quiser ver o Gui feliz da vida é só puxar conversa sobre Harry Potter. Nem bem se alfabetizou, virou tiete do personagem. Quando não está lendo, Gui joga basquete com os amigos e, cá entre nós, não resiste a um bom quebra-cabeça. Quanto mais complicado, com mais peças, melhor. O Gui já prometeu para os pais que um dia vai ter uma coruja de estimação, tamanho o seu apreço pela Edwiges.

 

Argus

Imagine aquele cãozinho “gente boa”, que sorri latindo, fica animadão quando tem criança por perto pra se divertir e não perde a chance de bater uma bola se o momento for de brincadeira. Eis Argus, um vira-lata todo inteligente que já reconhece pessoas e animais quando os vê em livros e outro dia encrencou com uma revista do Bidu, seu ilustre colega da Turma da Mônica.

 

Mimi

Sabe aquela gatinha que é bem na dela, apesar de supercarinhosa? Essa é Mimi, que tem só dois anos, mas já não esconde de ninguém que o tal ser humano é seu animal predileto. Além de dormir um monte, o que parece deixá-la ainda mais sossegada, Mimi, danadinha, já identifica e adora as imagens do Gato Félix. Outra diversão é correr atrás da própria sombra para alegria de quem acompanha esse movimento. Mimi é toda zen, sim, mas bem sapeca também, na hora certa.