Galeria a céu aberto

Foto de Willy Biondani
Fotógrafos do Coletivo Cimento, que propõe transformar a cidade em um grande espaço expositivo, fizeram intervenção artística na Vila da Fradique.

A proposta do coletivo é transformar  a cidade numa grande galeria aberta, inclusive porque nunca a fotografia foi algo tão acessível. “Em um mundo onde celulares popularizaram o acesso e as redes sociais potencializaram a imagem, estamos propondo uma conversa diferente”, dizem, no material de divulgação do grupo. “Nossa ideia é sair do casulo digital e democratizar a experiência das galerias. No lugar de um espaço fechado, propomos um espaço aberto. Assim, cada parede, cada muro da cidade, vira um espaço expositivo”, diz o fotógrafo Arnaldo Pappalardo, um dos mentores do grupo.

Foto de Lucas Cruz

O coletivo começou há quatro anos com o propósito de estudar a fotografia e estimular os participantes a produzir imagens. Passado o período de estudos, o passo seguinte foi materializar a produção, saindo da teoria para a prática. São 11 fotógrafos, profissionais e amadores, que fazem agora o seu début.
Uma primeira parede do antigo Estúdio Emme, em Pinheiros, deu o pontapé inicial para transformar a rua em galerias de arte. Uma segunda parede no Mercado Municipal de Pinheiros foi ocupada na sequência.
O coletivo é formado por Arnaldo Pappalardo, Hilton Ribeiro, Willy Biondani, Fábio Astolpho, Cadu Lopes, Luciano Lincoln, Gael Oliveira, Bruno Bernardi, Lucas Cruz, Denise Del Giglio e Zico Farina, e conta com a colaboração da produtora Nina Lindemann. “O trabalho está apenas começando”, dizem os fotógrafos.

 

FOTOGRAFIA
O que: Instalação de uma galeria de fotos a céu aberto com obras dos fotógrafos do Coletivo Cimento, e bate-papo com os artistas participantes.
Loja: Fradique
Quando: sábado, dia 11