Pós-Flip na Vila

Com Karina Sainz Borgo, Mariana Enriquez, Walnice Galvão e Schneider Carpeggiani

Karina Sainz Borgo, Mariana Enriquez e a professora Walnice Galvão

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 183 (Julho/2019)

A temporada pós-Flip já tem pelo menos dois encontros imperdíveis confirmados nas lojas da Livraria da Vila. No dia 15 de julho, na loja da Lorena, a escritora venezuelana radicada na Espanha Karina Sainz Borgo, autora de Noite em Caracas (Intrínseca), conversa com a argentina Mariana Enriquez, que está lançando no Brasil, também pela Intrínseca, Este é o mar.
Karina começou sua carreira no jornal venezuelano El Nacional e é autora dos livros de crônicas Tráfico Guaire e Caracas hip-hop. Noite em Caracas, que marca sua estreia na ficção, foi best-seller instantâneo na Espanha, com cinco reimpressões em apenas um mês. O livro teve direitos vendidos para 22 países.

Mariana escreve histórias góticas, de terror e de ficção científica, que se situam em bairros periféricos e lugares ermos da Argentina. Bajar es lo peor, seu livro de estreia, foi publicado em 1995, quando tinha apenas 22 anos. Ela também publicou As coisas que perdemos no fogo (Intrínseca, 2016).

No dia 17 de julho, na loja da Fradique, a professora e crítica Walnice Galvão, editora e organizadora da edição do Os Sertões, de Euclides da Cunha, publicada pela UBU-Sesc, conversa com o crítico, editor escritor e pesquisador Schneider Carpeggiani, que é curador da Bienal do Livro de Pernambuco.

Na trajetória de Walnice, 12 dos 40 livros que ela publicou são dedicados a Euclides da Cunha e a Guerra de Canudos. Em 2009, ela lançou Euclidiana: Ensaios sobre Euclides da Cunha (Companhia das Letras). No livro, analisa Os Sertões e investiga fatos pouco conhecidos sobre Euclides da Cunha. Em 2010, recebeu o prêmio Academia Brasileira de Letras pelo livro. Sobre a obra de Euclides da Cunha, Walnice afirma que o escritor procurou produzir “uma obra de arte literária que expressasse suas preocupações com a justiça social.”

ENCONTROS
O que: Encontros pós-Flip reunindo as escritoras Karina Sainz Borgo e Mariana Enriquez, no dia 15, e a crítica Walnice Galvão e o editor Schneider Carpeggiani, no dia 17 de julho.
Lojas: Lorena (dia 15) e Fradique (dia 17)
Quando: dias 15 e 17 de julho, a partir das 19h