Bolas do mundo e Vamos jogar futebol propõem diversão e reflexão a partir do gosto pelo esporte
A Copa se foi, o hexa não veio, mas ainda assim os pequenos leitores têm motivos de sobra para comemorar. Lançados pela editora Ciranda Cultural no embalo do campeonato mundial de futebol na Rússia, dois títulos sobre o futebol continuam fazendo a festa da garotada. Em Bolas do mundo, da pedagoga Elisabete da Cruz, a ideia, como indica o título, é propor uma reflexão poética sobre a bola de futebol e todo o contexto que envolve a criança no universo da modalidade. Vamos jogar futebol, da ex-bandeirinha Fernanda Colombo, apresenta os conceitos de disciplina, ética e respeito no esporte favorito dos brasileiros.
Discutir o que se pode enxergar além do futebol é o principal propósito do livro de Elisabete. “O texto possui uma linguagem atemporal, e é possível explorar o conteúdo dele em diferentes momentos”, afirma a escritora. A ideia, falando das bolas do título, é “tratar dos conceitos de união, da proximidade das culturas, das diferenças que são quebradas em prol de um objetivo maior, do espírito de equipe e do respeito ao próximo”. Heitor Neto assina as ilustrações do livro.
“A cultura do futebol tem muitos vícios, como o uso constante do palavrão e o xingamento do árbitro, independentemente de ele errar ou não, e as crianças são ‘esponjinhas’ que absorvem tudo. Tanto coisas boas quanto ruins. O principal objetivo do livro é introduzir o pequeno leitor no mundo do futebol e fazer com que ele entenda os limites e as regras”, diz Fernanda Colombo sobre Vamos jogar futebol, que traz ilustrações de Fernanda Montoni.
Com instruções claras e didáticas, o livro de Fernanda, que tem prefácio de Arnaldo Cezar Coelho, aborda os aspectos de cada regra de um jeito divertido. A apresentação do campo, o material de que é feito a bola, os equipamentos usados numa partida de futebol, o que é falta, como age o árbitro, entre outros assuntos, estão no livro que é garantia de diversão com aprendizado.